postImg

Critérios de escolha dos parceiros comerciais: como definir de forma assertiva? 

Publicado em:

A parceria comercial é uma estratégia de negócio formal que engloba a cooperação entre duas ou mais empresas para alcançar objetivos comuns, como melhora na qualidade de serviços e produtos, crescimento em vendas e ou negócios, redução de custos, entre outros. A parceria comercial é baseada em um compromisso e a partir dele serão definidos os termos, acordos e condições de colaboração. Entenda mais sobre parceria comercial, conheça alguns cases de sucesso entre grandes companhias e quais são os critérios para definir de forma assertiva como escolher um ou mais parceiros comerciais.

Através da parceria comercial, as companhias incluídas nesse modelo, se comprometem a compartilhar conhecimento, experiências e recursos para caminhar juntas para chegar nesses objetivos. E, portanto, essa parceria pode incluir a ajuda conjunta em algumas tarefas e atividades como, por exemplo: marketing, vendas, pesquisa e desenvolvimento, logística, distribuição e produção. As parcerias comerciais podem ser acordadas entre empresas que fazem parte do mesmo setor ou companhias de mercados distintos. Além disso, podem ser realizadas por empresas de diversos tamanhos, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.

As companhias que querem estabelecer parcerias comerciais B2B mais duradouras e sólidas, que sejam capazes de gerar benefícios mais significativos para seus negócios, devem considerar alguns critérios para escolher parceiros comerciais que resultem em resultados mais assertivos, tais como:

Transparência e confiança: a parceria deverá se basear em um relacionamento de confiança e transparência. As empresas envolvidas deverão firmar uma comunicação honesta e clara e cumprir seus compromissos assumidos e obrigações contratuais.

Compatibilidade de negócios: é essencial que nessa parceria, as companhias estejam alinhadas conforme seus valores e objetivos, como também uma visão semelhante ou aproximada sobre o público-alvo e o mercado atuante. Isso garantirá uma relação mais produtiva, harmoniosa e assertiva.

Adaptação e flexibilidade: as empresas parceiras precisam estar dispostas para se adaptarem e serem flexíveis às necessidades dos clientes e nas mudanças do cenário mercadológico. Essas características auxiliarão a parceria permanecer benéfica e relevante para todas as partes ao longo prazo.

Benefícios recíprocos: é indispensável que uma parceria comercial B2B traga benefícios para ambas as partes. É necessário que haja um equilíbrio entre resultados obtidos e investimentos, para que a parceria seja vista como um vínculo que as empresas tenham o retorno financeiro e comercial desejado.

O uso inteligente de dados pode resultar em resultados mais positivos e assertivos para as empresas e melhor experiência do cliente. O exemplo disso é a parceria comercial entre Amazon e Netflix, os dados foram utilizados para recomendar produtos e filmes para usuários, por exemplo. Isso foi possível com base no histórico de compra e visualizações. Com ajuda de dados e algoritmos, foi possível antecipar a preferência de filmes ou produtos de interesse dos usuários e, em seguida, apresentar recomendações personalizadas para cada um deles.

Soluções personalizadas de monitoramento podem auxiliar na coleta de dados para melhorar a eficiência das operações comerciais, possibilitando a personalização de serviços ou produtos para clientes específicos, uma tomada de decisão mais assertiva, projetando vendas, estoques, fornecedores, entre outros. Além disso, garante às empresas parceiras que os dados sejam armazenados e compartilhados de forma segura, garantindo a confidencialidade de dados.

Por fim, se bem escolhidas, as parcerias comerciais são uma excelente oportunidade de negócio para que as companhias sejam mais inovadoras e competitivas no mercado, desenvolvendo novos serviços e/ou produtos de forma conjunta. Os parceiros comerciais B2B são capazes de prosperar em um relacionamento benéfico, duradouro, aproveitando as oportunidades e vantagens mútuas. Assim, permitindo que as empresas sejam mais competitivas, alcancem seus objetivos de negócios e ofereçam soluções inovadoras para os seus clientes.