Inteligência Artificial na Indústria

Neste post, a ASM abrange as utilidades da Inteligência Artificial na indústria 4.0.
Publicado em:

Já existem empresas se adaptando à indústria 4.0 e empregando diversas tecnologias de Inteligência Artificial. Empresas de energia baseadas em cana-de-açúcar já conseguem prever, com até um ano de antecedência, a capacidade produtiva das safras de cana-de-açúcar. Com isso, há o aumento de produtividade e redução no risco operacional do negócio, pois a tecnologia empregada permite melhorar os processos com base em dados consistentes e constantes coletados pela IA.

Isto é o que chamamos de Manutenção Preditiva, pois ela realiza manutenções em função de previsões realizadas a partir de dados captados para que não haja nenhum tipo de prejuízo por parte da empresa. Além desta utilização, também a Inteligência Artificial pode se apresentar na indústria das seguintes formas:

  • Supply Chain: ou gerenciamento da cadeia de suprimentos, envolve todo o processo de logística de produtos e materiais. Ele se refere aos processos e aos diversos caminhos por quais passam os produtos, desde a retirada da matéria-prima até a entrega ao consumidor final.
  • Gestão de Colaboradores: o departamento de recursos humanos também pode ser amplamente beneficiado pela inteligência artificial. As rotinas comuns de RH passaram a ser otimizadas, já que a automatização de processos permitiu a redução de trabalhos realizados manualmente, ou mesmo terceirizados. Isso significa que há maior vazão para o trabalho intelectual e o aprimoramento de talentos e lideranças, além da redução de custos.
  • Análise de Dados: analisar dados de processos para detecção de padrões nunca foi tão fácil quanto atualmente, contando com a ajuda da inteligência artificial. Isso pode ser sentido até mesmo no uso de computadores comuns, que contam com uma estrutura inteligente para armazenamento e organização de dados.
  • Qualificação de Mão de Obra: muitas pessoas ainda enxergam a inteligência artificial como uma ameaça à mão de obra humana. Elas acreditam que as utilizações de robôs e processos em automação são, em parte, responsáveis pela redução dos postos de trabalho. Implementar a inteligência artificial nas indústrias passa a exigir mão de obra mais qualificada, portanto há necessidade de treinamento e capacitação constante[BRJ1] .

No próximo post, a ASM fechará o tema Inteligência Artificial com o tópico sobre softwares de IA adotados frequentemente na área de computação no ambiente de gestão empresarial.