postImg

Monitoramento de preços de fretes – quais as vantagens de ter essa informação? (Parte 1)

Publicado em:

A rapidez na entrega é um diferencial para o consumidor final de um produto. Para empresas varejistas, monitorar preços de fretes e aplicá-los de forma estratégica em relação aos seus concorrentes torna-se indispensável para obter resultados mais assertivos e competitivos. Além da velocidade de entrega, os valores de frete cobrados nas compras realizadas no varejo online constitui um item estratégico no relacionamento com o cliente final, especialmente no que tange a efetivação da venda e possível fidelização. Cada vez mais, o monitoramento dos preços de frete se tornou um fator crítico de sucesso no atingimento de resultados efetivos nas vendas do varejo online. Essa é a primeira parte nessa série que contém dois posts sobre monitoramento de preços de fretes.

Na primeira parte, vamos entender como funciona a precificação dos fretes, como a safra recorde de grãos pode variar os preços dos fretes em transportes terrestres, marítimos e aéreos e nos aprofundar na importância que a utilização de dados oferece para que o processo seja mais transparente, objetivo e assertivo.

O frete está atrelado ao disparo no valor do diesel, da inflação, financiamento de novos veículos e até mesmo ao aumento de commodities do agronegócio. Mesmo com medidas para diminuir o acréscimo do diesel, o crescimento de 40% dos fretes rodoviários para transportar açúcar está influenciando nos preços dos fretes. Em fevereiro de 2023, o frete aumentou 11% em relação ao mês anterior, segundo informações do Índice de Frete Repom (IFR). Essa ampliação deve-se ao aumento na safra da soja, por exemplo. Conforme o disparo na produção de açúcar e início do escoamento paralelo com a safra recorde de grãos como a soja, a previsão é que o valor do frete dobre de preço até o final de setembro deste ano. Levando em consideração o possível volume das filas de navios, contas de demurrage (arrecadação decorrente do atraso no carregamento no navio) e atraso no carregamento da safra de açúcar, o foco está voltado para esse segmento, o que poderá interferir em envios de outros mercados, incluindo o varejo.

Com um aumento significativo nas safras de açúcar e soja, a consequência é aumento na demanda por transportes que as levem até os portos ou outras áreas de processamento. Se a oferta de transporte não acompanhar essa demanda, o preço do frete terá um aumento devido à concorrência pelos serviços limitados de transporte. Caso a oferta de transporte rodoviário esteja saturada em função do crescimento da procura, as empresas de transportes podem priorizar os setores marítimos ou ferroviários, dependendo da sua disponibilidade. O resultado poderá ser o aumento da demanda por esses meios de transporte, com consequência em uma variação nos preços do frete. Portanto, o impacto real poderá variar devido a diversos fatores específicos do mercado, como demanda por transporte, a concorrência em meios de transporte, flutuações de preços das commodities e oferta de traslado. Assim, com a variação do preço do frete, o preço de compra do produto para o consumidor no varejo poderá sofrer alterações.

O monitoramento dos preços de fretes é essencial para o sucesso de um negócio, especialmente para aqueles que dependem de transporte de mercadorias para sua operação. Além disso, o preço do produto e preço do carrinho na compra final podem se tornar mais variáveis com soluções eficazes de pricing. Isto é, soluções que conseguem acompanhar o valor de cada produto, do frete que será aplicado, por onde e como será enviado e por fim, estipular o preço final. Ainda, o monitoramento de preços de frete pode auxiliar e trabalhar em conjunto com o processo de entregas e controle de estoque e vendas.

Através do auxílio da tecnologia, o monitoramento dos preços de frete tem sido mais simples. Soluções para monitoramento efetivo, baseado em dados precisos e atualizados são um grande diferencial. Os dados são importantes para monitorar e comparar preços e diferentes transportadoras, avaliar a qualidade dos serviços prestados, identificar possíveis variações de preços ao longo do tempo, bem como fazer previsões e planejar as operações futuras, fazendo com que a metodologia seja mais eficaz, reduzindo margem de erros e conseguindo fazer projeções para melhora da companhia.

Na segunda parte desta série, nos aprofundaremos nas vantagens do monitoramento. Listaremos os benefícios de incluir o monitoramento de preços na sua empresa e explorar como as soluções personalizadas podem auxiliar nessa tarefa, incluindo sugestões sobre as melhorias a partir de seus usos.