postImg

Monitoramento de vendas e estoque: como essa prática impacta a estratégia de marketing da sua empresa

Publicado em:

Monitoramento de vendas e estoque: como essa prática impacta a estratégia de marketing da sua empresa? 

Monitorar o fluxo de vendas e estoque de forma automatizada traz benefícios para diversos processos dentro de uma empresa e também para a relação da marca com seus diferentes stakeholders, ou seja, com seus parceiros de negócios: fornecedores, clientes, fabricantes, revendedores, etc. incluindo, claro, o impacto direto no sucesso das campanhas de marketing realizadas.  

A implementação deste monitoramento auxilia na maximização de resultados das campanhas de marketing porque fornece de maneira rápida e prática informações que vão servir de embasamento para o direcionamento das estratégias. São informações precisas e confiáveis porque são geradas por meio de um sistema automatizado e inteligente, customizado exclusivamente para as necessidades da empresa.  

Por exemplo: uma empresa que vende computadores está performando muito bem com determinados modelos, porém, um em específico está há tempos no estoque e não sai para venda. Quais são os motivos? Será que uma promoção, desconto ou impulsionamento na divulgação pode ajudar a vender mais deste modelo?  

Essas respostas podem ser coletadas a partir do monitoramento de vendas e estoque, que torna possível mensurar quais produtos precisam de novas estratégias para serem vendidos. Ou, até mesmo, para serem retirados da cartela de produtos da marca, quando deixam de fazer sentido para o consumidor. Com essas informações, a definição dos objetivos e ações das campanhas da marca se tornam mais precisas e, consequentemente, geram mais resultados.  

Toda essa estrutura é criada a partir de metodologias específicas de integração de dados sobre produtos, serviços, parceiros, entre outros fatores que influenciam para que as tomadas de decisão de uma marca sejam feitas com segurança. Informação está diretamente relacionada ao marketing de qualidade – que está ligado, claro, à lucratividade da empresa.