postImg

Quando iniciar o monitoramento de preços para se destacar no Natal?

Publicado em:

Com todas as novidades do mercado online, marketplaces e fretes rápidos que melhoram a experiência do cliente a cada ano, o planejamento de vendas para o período do Natal, cada vez mais, precisa ser pensado com antecedência. A data ainda é muito forte no setor varejista, mas existem algumas mudanças no cenário econômico que podem alterar o fluxo de compras nesta data. Uma delas, bastante significativa, é a Black Friday e as promoções que vêm junto com ela durante o mês de novembro e fazem os consumidores anteciparem suas compras de fim de ano, impactando diretamente as vendas no Natal. Esse tipo de acontecimento torna muito importante ter análises constantes e informações específicas sobre os produtos que a empresa oferece para conseguir um planejamento assertivo de vendas. 

Uma das ferramentas que destacam as empresas em dezembro e ajudam a construir estratégias qualificadas de venda é o monitoramento de preços na web. Isso não significa, necessariamente, que o negócio precise mudar a sua política de precificação, mas estar atento aos preços praticados pelos concorrentes e entender quais benefícios eles estão oferecendo é importante para planejar as suas ações de Natal. Portanto, quando entendemos quais são os preços, os prazos de entrega, os preços do frete, as formas de pagamento, os juros que estão sendo cobrados, as formas de parcelamento – para citar apenas algumas informações que conseguimos levantar com esse serviço – conseguimos qualificar o planejamento de campanhas de vendas e a tomada de decisão.  

Desta forma, o monitoramento de preços na web traz clareza para o planejamento de promoções, para a aproximação de fabricantes com outros parceiros de negócios, como os marketplaces e para diversas outras necessidades da empresa que deseja vender bem no Natal. O principal benefício não é, necessariamente, vender mais barato do que os concorrentes, mas sim entender o que está por trás das formações de preço para praticar o que é mais adequado à empresa e para seu público. Ou seja, acompanhar como o mercado em que se está inserido está caminhando e, a partir disso, conseguir posicionar o seu produto da forma como você deseja. 

O monitoramento de preços é uma ferramenta que quanto mais personalizada e customizada à necessidade do seu negócio, mais trará resultados efetivos. Saber o que se quer monitorar e ter um processo flexível que consiga acompanhar os dados de que precisa é um grande diferencial, desde que esse trabalho seja realizado com o tempo necessário para gerar informações e pensar estratégias com antecedência. Portanto, para se destacar no Natal, o monitoramento de preços deve ser iniciado no Natal anterior! Assim, o fim de 2023 será mais lucrativo e positivo para o seu negócio. Comece já!