postImg

Como o monitoramento de preços na Web pode alavancar as vendas no B2C

Publicado em:

Imagine o seguinte cenário: um fabricante de produtos para automação residencial conta com mais de 30 itens diferentes em sua principal linha de produção. Para chegar ao preço de venda aos lojistas, são levadas em consideração as informações sobre o preço de custo do material utilizado na fabricação, pagamento de colaboradores, margem de lucro, etc.  

Entretanto, quando os produtos chegam nas lojas, o fabricante não consegue controlar os preços que estão sendo praticados para o consumidor final. Essa é uma informação valiosa e, ao não tê-la no radar, a indústria perde a oportunidade de monitorar com mais detalhes como anda o desenvolvimento de seus produtos no mercado.  

Com o constante crescimento das vendas pela internet, em e-commerces e marketplaces, compreender quais preços estão sendo praticados para os consumidores traz um respaldo importante para o varejo e a indústria voltada ao B2C, que conseguem, a partir disso, desenvolver estratégias para vender com preços justos, definir promoções e tomar decisões administrativas importantes. É possível acompanhar esse tipo de informação a partir de serviços de Web Price Scraping, ou seja, o monitoramento de preços na web.  

Essa solução fornece uma base de dados consistente para varejistas e fabricantes voltados ao B2C acompanharem de perto e constantemente os preços a que seus produtos estão sendo vendidos, contribuindo para que a gestão destes itens seja realizada com coerência. Isso possibilita que fabricantes e varejistas entendam quais produtos estão em vantagem ou desvantagem em relação aos concorrentes, por exemplo, e contribui para a aproximação maior com os consumidores no ponto de venda.  

Este tipo de serviço, oferecido pela ASM, é totalmente customizado à necessidade de cada empresa, monitorando preços e condições comerciais em diversos sites ao mesmo tempo, no Brasil e no exterior. A periodicidade da entrega destes dados também é personalizada de acordo com o que cada cliente precisa, podendo ser diária ou até mensal.  

Além de monitorar diretamente os preços, outros elementos que se relacionam também são monitorados e geram informações e coleta de dados, como características dos produtos, modelos, imagens dos produtos ofertados, promoções e planos de pagamento. A forma de visualização destes dados pode ser implementada diretamente nos sistemas de cada cliente ou, ainda, realizada na própria plataforma da ASM.  

O monitoramento de preços que anteriormente, demandava muito tempo, recursos e equipes envolvidas, pode ser realizado atualmente de maneira prática, rápida e em tempo real. Solução que garante, afinal, melhores estratégias e mais volume de venda.