postImg

RPA: a importância de investir nessa solução

Publicado em:

No cenário atual tecnológico, as empresas buscam por soluções inovadoras que consigam otimizar processos e impulsionar eficiência operacional e produtividade. Uma dessas soluções é o RPA – Robotic Process Automation (Automação Robótica de Processos, em português), que vem ganhando destaque como uma grande aliada das empresas que buscam resultados fora da curva. Neste post dividido em duas partes, vamos explorar a importância de investir o RPA, discutir seu papel nas empresas e abordar como essa solução pode transformar os processos empresariais, trazendo benefícios como melhoria na qualidade dos processos, redução de custos, estímulo à criatividade e proporcionando  uma vantagem competitiva significativa.

O Robotic Process Automation, RPA (Automação Robótica de Processo) é uma tecnologia que tem revolucionado a forma como as empresas realizam suas atividades cotidianas. Trata-se de uma solução feita através de robôs de software para automatizar processos de negócios, reduzindo erros humanos, aumentando a eficiência e a produtividade, e liberando os funcionários para tarefas mais estratégicas. Essa tecnologia tem se mostrado extremamente útil em diversos setores, incluindo o varejo, onde pode melhorar a eficiência e a produtividade das operações. 

A automação robótica é uma jornada com parâmetros e etapas importantes que toda empresa, independente do seu tamanho, necessita incorporar levando em consideração seu próprio tempo e progresso, assim alinhando métricas para obter resultados com mais êxito. Com ele, é possível executar atividades como inserção de dados, extração de informações, tomadas de decisões simples, geração de relatórios e reconciliação de dados. Sendo assim, capaz de aprender e adaptar-se a mudanças nos processos, tornando-se cada vez mais eficiente ao longo do tempo.

Uma das principais características do RPA é a sua capacidade de integração com sistemas legados e aplicativos já existentes, sem a necessidade de modificar o código-fonte desses sistemas. Essa característica proporciona que as empresas disponham dos investimentos em softwares e infraestrutura já existentes, evitando alterações custosas e complexas. Além disso, a solução apresenta flexibilidade, pois pode ser facilmente ajustada e dimensionada para lidar com volumes crescentes de novos processos ou trabalho, podendo ser programada para trabalhar em conjunto com outros sistemas e aplicativos empresariais.

Outro aspecto considerável do RPA diz respeito à sua capacidade de aperfeiçoar a governança dos processos e a sua compatibilidade. A ferramenta pode executar tarefas de forma consciente, seguindo de forma específica e organizada os regulamentos e regras estabelecidas previamente, reduzindo risco de violações e erros. Ainda, todas as atividades efetuadas pelos robôs são registradas em logs detalhados minuciosamente, possibilitando auditorias completas e rastreabilidade das ações efetuadas. Como resultado, auxilia a prestação de contas e transparência dentro da companhia, reforçando a harmonia e controle das políticas externas e internas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela EY e BotCity, o RPA, assim como a IA (Inteligência Artificial), são grandes tendências para os setores de e-commerce, varejo e indústrias em 2023. A pesquisa teve como objetivo apontar as principais tendências para diversos setores neste ano. O levantamento foi realizado com líderes e gestores de mais de 200 companhias de grande e médio porte de diversos setores em países latinoamericanos como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru. O mapeamento de informações buscou avaliar como o RPA está inserido dentro das estratégias das empresas, caracterizando os principais obstáculos, impacto para o negócio e a maturação das iniciativas.

Os dados do estudo sugerem que 66% das empresas planejam expandir o investimento em RPA para obter ganhos de escala, o que resulta em aumento dos lucros e eficiência de uma empresa à medida que sua produção cresce, devido a redução dos custos médios de produção e economias. Os setores que apontam o nível mais avançado na operação da tecnologia e estratégia são os de varejo, e-commerce, indústrias e logística, além de demandas por automações concentradas nas áreas de Operações e Financeira/Contabilidade com 41% e 36% respectivamente. De acordo com o estudo, em um novo cenário econômico,  o RPA conquistou destaque nas companhias consultadas. Mais de 90% delas tiveram um aumento considerável – maior que 25% – nos números de automações em produção em 2023.

Uma das principais vantagens do RPA é a sua capacidade de executar tarefas repetitivas e de baixo valor agregado, liberando os funcionários para se concentrarem em tarefas mais complexas e de maior valor estratégico. Além disso, a automação de processos através do RPA pode resultar na redução significativa de custos, uma vez que é possível reduzir o número de funcionários necessários para realizar determinadas tarefas.

Na segunda parte deste post, iremos explicar como o RPA poderá ser implementado em empresas e as vantagens da aplicação desta solução, além de fazer uma avaliação de como a automação robótica está transformando os processos internos e externos das companhias.